Alerta da Deco para empresas de mudanças

Recentemente a Deco publicou um artigo referente aos cuidado a ter em conta no momento da escolha de uma empresa de mudança.

Deco Alerta: Vais trocar de casa e precisas de uma empresa de mudanças? Fica a saber que cuidados tens de ter.

Vou mudar de casa e quero contratar os serviços de uma empresa de mudanças. É comum ouvir relatos de consumidores que entregaram as mudanças nas mãos de empresas que não se responsabilizam pela qualidade da operação de mudança e acabam prejudicados. O que devemos saber para estar preparados para escolher a empresa certa?

 

Poderás consultar o síte do IMT que disponibiliza a lista de contactos das empresas licenciadas para avaliares se a empresa que pretendes contratar atua de acordo com a lei em vigor. Deixamos-te alguns conselhos.

  • Se não tiveres certo sobre a legalidade da empresa, não confies em entidades que apenas promovem os seus serviços em anúncios locais (em papel de parede, por exemplo) ou que promovam serviços cujo montante é demasiado baixo face ao valor habitualmente praticado
  • Solicita diversos orçamentos (que devem ser reduzidos a escrito). Compara todos os orçamentos e pondera os respetivos serviços prestados
  • Se o transporte implicar um elevado grau de complexidade, convém que um dos técnicos da empresa se desloque a casa para averiguar o que vai ser realmente transportado, evitando surpresas no final
  • Confirma se a empresa tem um seguro e se o mesmo é válido (este requisito confere maior segurança caso ocorra algum dano aos bens transportados) e, em caso afirmativo, quais as exclusões e montantes cobertos
  • Solicitar o serviço de empacotamento pode implicar um ligeiro aumento do preço final, mas pode ser uma vantagem, já que em princípio os bens serão devidamente acondicionados e transportados
  • Se algum dos teus bens ficar danificado durante o transporte, podes pedir a guia de transporte, onde deverás descrever a ocorrência e reclamar o pagamento da compensação devida. Caso a empresa se recuse a resolver a situação, pede o livro de reclamações e explica o sucedido por escrito. Como a tua reclamação será avaliada pelo IMT, a empresa terá todo o interesse em resolver a questão.

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